Notícias

Nova etapa da Paz em Casa começa dia 28 em MT

16/11/2016

A terceira e última etapa de 2016 da Campanha Justiça pela Paz em Casa será realizada em Mato Grosso de 28 de novembro a 2 de dezembro. Para definir as ações, a líder da campanha e responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, se reuniu com juízes de Cuiabá nesta quarta-feira (16 de novembro), na sede do Poder Judiciário Estadual. 

De acordo com a desembargadora, as atividades externas dessa edição estarão voltadas às unidades prisionais femininas e do sistema socioeducativo. “Nosso objetivo é resgatar a dignidade e levar alento a essas mulheres que, apesar de terem praticado crimes, muitas vezes são vítimas das circunstâncias e da própria violência doméstica e familiar”, argumentou. 

Maria Aparecida Ribeiro acrescentou que a programação está em andamento e será divulgada em breve. “Assim como em todas as outras etapas, durante o mês estamos impulsionando a atividade jurisdicional, realizando audiências de instrução em processos de crimes dolosos contra a vida, sessões do tribunal do júri e priorizando o julgamento de casos de violência doméstica, de modo a promover a cultura de paz nos lares mato-grossenses”, afirmou.

Os trabalhos serão realizados nas comarcas em que há unidades penitenciárias femininas (Cuiabá, Água Boa, Sinop e Rondonópolis) e em Cáceres, onde o índice de crimes cometidos por mulheres é elevado, especialmente tráfico de drogas, por ser região de fronteira com a Bolívia. As atividades serão desenvolvidas pelos juízes das varas de violência doméstica e familiar, infância e juventude, e execução penal, com apoio das equipes multidisciplinares. 

Participaram da reunião os magistrados Ana Cristina Silva Mendes (convocada para o TJMT), Gleide Bispo Santos (1ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá), Geraldo Fernandes Fidelis Neto (Núcleo de Execução Penal de Cuiabá), Jamilson Haddad Campos (1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher) e Jeverson Luiz Quinteiro (2ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher). 


Ana Luíza Anache 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT 
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br 
(65) 3617-3571/3777